Loja de materiais para construção: como reduzir custos em 2020?

Em 2019, de acordo com a expectativa da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas no varejo de materiais de construção devem apresentar um crescimento de 5% quando comparado ao ano de 2018. Com a chegada do final de 2019, é preciso se planejar para que 2020 apresente bons resultados e lucro financeiro para a sua loja de materiais de construção e essa expectativa da entidade reflita também no seu negócio.

Algumas características primordiais das lojas de materiais que estão aproveitando os bons resultados de vendas são: ter uma boa organização e gestão de estoque; promover ações de marketing assertivas no âmbito off-line e digital; concentrar esforços na busca por soluções para os seus consumidores e não apenas na venda de produtos; além de possuir uma equipe treinada e qualificada para realizar a venda consultiva de materiais de construção.

Inclusive, de acordo com publicação do Sebrae, a gestão de produtos, de estoque, de processos e o marketing de relacionamento são alguns dos fatores-chave para garantia do sucesso das lojas de materiais de construção. Em recente entrevista para o Mapa da Obra, Lucas Muniz, diretor de marketing da Azure Sistemas, utilizar aplicativos de gestão é também pode auxiliar nestes processos de redução de custos e controle financeiro.

Outro ponto importante para quem quer gerir os recursos financeiros de forma mais inteligente é organizar as suas despesas atuais e verificar de que forma é possível reduzir custos desnecessários dentro da sua loja de materiais. Isso porque, além das contas fixas, algumas despesas variáveis, quando não controladas podem potencializar os gastos das lojas e diminuir, consequentemente, seu lucro.

 

Loja de materiais: 4 dicas para reduzir custos em 2020

  1. Faça uma boa gestão dos seus recursos financeiros: muitos lojistas de materiais não possuem uma lista exata das suas contas e, com isso, não conseguem checar o que, de fato, é um gasto essencial e o que não é. Esse controle financeiro é o primeiro passo na hora de se planejar para economizar.
  2. Utilize materiais econômicos no seu estabelecimento: as lâmpadas do tipo LED chegaram ao mercado da construção civil há algum tempo e são consideradas mais comuns que as lâmpadas comuns. Outros itens que possam potencializar os gastos com energia também podem ser substituídos por materiais econômicos que vão refletir em uma conta de energia bem mais baixa. Mesmo que o investimento inicial seja mais alto, é preciso pensar a longo prazo e usufruir dos benefícios de materiais mais econômicos.
  3. Compare seus gastos e verifique o que é primordial: quantos cartões de crédito você utiliza para as finanças da sua loja? Qual é a taxa de juros praticada pela administradora do seu cartão? Quais as taxas de juros praticadas pelo seu banco? Você tem uma ou mais contas de internet? Quantas são necessárias para o funcionamento da sua loja? Nesta etapa é preciso questionar todos os seus gastos e ter certeza de quais precisam ficar e quais podem ser cortados.
  4. Quer crescer? Faça boas parcerias com bons fornecedores: muitos fornecedores podem ajudar na sua redução de custos, isso porque, alguns deles oferecem materiais de marketing para sua loja, diminuindo seus gastos com gráfica para melhorar os aspectos visuais; outros também fornecem treinamentos para seus vendedores, melhorando o atendimento da sua loja e reduzindo seus custos com essa atividade. Além disto, você pode diminuir gastos com equipamentos para lojas fazendo parte do Juntos Somos +, programa de fidelidade da construção civil que conta com empresas, como: Votorantim Cimentos, Gerdau, Tigre, Suvinil, Bosch, Schneider Electric, entre outras. Se cadastrando no Juntos Somos +, de forma gratuita, ao comprar produtos dessas marcas você pontua no programa. Ao acumular esses pontos, você pode trocá-los por prêmios que estão no catálogo do site. Alguns dos prêmios são fundamentais para as lojas, como: filmadora, notebook, mochilas, pen drive, impressoras entre outros.

 

Quer saber como formar preços de um jeito assertivo?

Confira: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/formacao-de-precos/

 

 

O post Loja de materiais para construção: como reduzir custos em 2020? apareceu primeiro em Mapa da Obra.


Loja de materiais para construção: como reduzir custos em 2020? Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6 maneiras de obter seu primeiro cliente

Verifique o óleo do motor

12 maneiras comprovadas de conseguir mais clientes no Pinterest