Fábrica de cimento: descubra a tecnologia que há na Votorantim Cimentos
A indústria 4.0, também conhecida como a 4ª revolução industrial, está proporcionando que diversas empresas comecem a dar passos relevantes na implementação de tecnologias nos processos industriais. Mesmo sendo um setor bastante tradicional, a construção civil tem permitido mudanças significativas em prol do aumento da produtividade e de redução de custos. Não à toa, as construtechs têm ampliado suas atuações em obras e, atualmente, as inovações também podem ser vistas em fábrica de cimento.
Para melhorar sua produtividade, aumentar a qualidade dos seus materiais e evitar perdas financeiras em fábrica, a Votorantim Cimentos tem atuado na implementação de diversas soluções que envolvem inteligência artificial, robótica e análise de dados. Na fábrica de Rio Branco do Sul, localizada no Paraná, por exemplo, já existem iniciativas funcionando a cerca de um ano e trazendo resultados positivos para a área de manutenção atuando de forma preventiva e evitando que problemas sérios pudessem parar o funcionamento de suas máquinas.
Fábrica de cimento: tipos de tecnologias existentes
A fábrica de Rio Branco do Sul, da Votorantim Cimentos, é uma das pioneiras nos processos de implementação dos projetos de tecnologias da companhia. Com 180 mil metros quadrados, a unidade é a maior da América Latina e lá são produzidos materiais, como: cimento, agregados, calcário agrícola e argamassas que abastecem os estados do Paraná, oeste, sul e norte de Santa Catarina, além do Vale do Itajaí, e estende suas vendas até o Mato Grosso do Sul.
As soluções que são alinhadas e analisadas pela diretoria e implementada nas fábricas, são formuladas pela área de Inovação e Arquitetura & Soluções Globais, em São Paulo, decorrente das demandas das áreas de negócio. Este ano, estão rodando alguns projetos extremamente relevantes para a companhia, o Spectrum e o BrainCube, ambos envolvendo o uso de inteligência artificial.
De acordo com Gabriel Boranga Iera, arquiteto de soluções globais na Votorantim Cimentos, “o Spectrum é um projeto de inteligência artificial aplicada a análise preditiva e manutenção. Ele é um digital twin, é um gêmeo digital, que faz uma cópia das máquinas físicas, comparando o comportamento real versus ideal”, explica o representante da companhia. Este sistema começou a ser migrado para outras unidades da indústria. Já o BrainCube é uma solução de Data Science que funciona na análise de ciência dos dados de processos para tomar as melhores decisões, e seu piloto está sendo realizado em Curitiba.
A área de expedição e logística também tem processos relevantes. A fábrica possui robotização no ensacamento e paletização dos produtos. Além disso, há tecnologia aplicada na gestão dos motoristas terceiros que buscam as cargas na fábrica para a realização de entregas. Aqueles motoristas cadastrados no aplicativo do motorista recebem notificações quando há alguma carga disponível para entrega que esteja de acordo com o seu perfil registrado (que considera informações de capacidade de volume de carga e tipo de caminhão, por exemplo). Esses motoristas ao chegarem à unidade da Votorantim Cimentos, utilizam um totem para começarem seu atendimento.
Que iniciativas fazem parte da Indústria 4.0?
De acordo com informações do Governo Federal, que mantém um site sobre o tema, a Indústria 4.0, que vem após a terceira onda industrial responsável pelas automações industriais, traz ações nos âmbitos das evoluções abaixo:
- Manufatura aditiva ou impressão 3D;
- Inteligência Artificial (IA);
- Internet das Coisas (IoT);
- Biologia sintética;
- Sistemas Cyber-físicos.
O BIM é uma das inovações mais importantes no mercado da construção civil. Quer saber mais sobre seu funcionamento? Leia aqui:
https://www.mapadaobra.com.br/negocios/software-bim/
O post Fábrica de cimento: descubra a tecnologia que há na Votorantim Cimentos apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Fábrica de cimento: descubra a tecnologia que há na Votorantim Cimentos Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Comentários
Postar um comentário