Economia de energia pode diminuir custos da loja
Uma das grandes preocupações do lojista de materiais de construção são os gastos excessivos com a conta de luz da loja, que costuma ser muito alta e tomar uma grande parte do orçamento que poderia ser destinado a melhorias no estabelecimento, por exemplo. Por isso, algumas alternativas que auxiliem na redução destes custos, como a economia de energia, são fundamentais para ajudar no dia a dia desse lojista.
Atitudes como o uso consciente da energia e a sua economia devem vir não apenas com o desligamento da luz, mas sim, com a utilização de lâmpadas mais eficientes que representem um menor consumo de energia. Marcos Atchabahian, presidente do conselho diretor da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e proprietário da rede Village, com 18 lojas de material de construção, acredita que o mais importante é a conscientização do funcionário: “o ideal é pedir para a equipe evitar desperdício, investir no treinamento dos profissionais e, também, ter uma comunicação eficiente. É preciso garantir que a equipe esteja consciente dos danos para a loja de gerar desperdícios”, orienta.
Confira abaixo uma seleção de dicas que podem auxiliar na economia de energia:
Usar lâmpadas mais eficientes
Já está mais do que comprovado que trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED é a melhor opção para a economia de energia tanto em ambientes residenciais como também em lojas, galpões ou escritórios. É possível colocar lâmpadas com sensor e também timer na fachada: regula o horário de ligar e desligar a fachada e, com isso, já garantir uma grande economia energia.
Descartar equipamentos ultrapassados
Além de um gasto exorbitante com a manutenção de tais aparelhos, os equipamentos antigos e ultrapassados podem representar riscos à saúde dos funcionários e também da loja, que pode sofrer com incêndios por conta da fiação antiga, gerando ainda mais custos com a recuperação do estabelecimento.
Evite estoque desnecessário
O espaço para estocagem de materiais na loja também consome energia, ou seja, é importante entender se o que foi comprado a mais será armazenado por mais tempo, gerando ainda mais gastos. Por isso, deve-se estocar apenas o necessário e produtos com maior giro e saída.
Dar preferência por aparelhos certificados
Entre os selos de certificação mais conhecidos está o Selo Procel de Economia de Energia, que garante a eficiência dos equipamentos e também o desempenho dos mesmos. Por isso, levar em conta se o produto é certificado na hora da compra, evita dores de cabeça futuras, além de garantir um consumo mais sustentável e a eficiência de energia.
Usar cores claras na pintura dos ambientes
Dar preferência pelas cores claras na pintura das paredes e teto, além de dar uma sensação de frescor e amplitude, garante economia de energia. Isso porque elas refletem e espalham melhor a luz natural, garantindo uma boa iluminação dos ambientes sem gastar muito.
Ter atenção especial à manutenção de equipamentos
Manter os aparelhos elétricos com a manutenção em dia por profissionais capacitados e habilitados garante maior segurança e também economia de energia, uma vez que equipamentos antigos consomem muito mais e aumentam os riscos a salubridade do ambiente.
Conscientizar a equipe de funcionários
É muito importante que a equipe de funcionários da loja seja conscientizada sobre as ações de economia de energia, tais como, apagar as luzes antes de sair ou quando não estiverem sendo utilizadas ou tirar os aparelhos da tomada. São atitudes simples e eficientes que podem garantir uma boa economia na conta de luz ao final do mês.
Aproveitar a luz natural
Antes de pensar em mudanças que geram alto custo, é importante pensar que é possível utilizar técnicas eficientes e econômicas como pequenas mudanças no layout da loja a fim de promover espaços onde a iluminação natural auxilie também na economia de energia.
Ainda, de acordo com Atchabahian, apostar no cuidado com a loja é fundamental: “se você cuida um pouquinho mais, já consegue prorrogar um pouco mais os custos com manutenção”, destaca. Pequenas adaptações na estrutura da loja ajudam e com mudanças de hábitos também é possível reduzir custos e tornar a sustentabilidade algo mais próximo da realidade. É importante analisar aquilo que serve para o ambiente e analisar o que pode ser melhorado, utilizando algumas dessas dicas para promover a sustentabilidade, além de deixar a sua loja de materiais de construção ainda mais eficiente e econômica.
Veja como evitar gastos desnecessários na instalação elétrica:
https://www.mapadaobra.com.br/negocios/instalacao-eletrica-evite-gastos-e-acerte-nos-materiais/
O post Economia de energia pode diminuir custos da loja apareceu primeiro em Mapa da Obra.
Economia de energia pode diminuir custos da loja Publicado primeiro em http://www.mapadaobra.com.br
Comentários
Postar um comentário