Como deve ser a organização em um canteiro de obras

Quando se pensa em uma obra com boa logística de produção e alta produtividade, é essencial falar em planejamento de canteiro de obras. O canteiro é o local onde acontecem todas as etapas de trabalho, e seu desenho impacta diretamente os processos executivos.

 

“Desde o início, estudamos as características do projeto para definir a logística do canteiro, como o padrão de energia, ligação de esgoto, hidrômetro, e os estabelecemos próximo aos locais definitivos”, explica o engenheiro Marco Antônio de Carvalho, da Dinâmica Engenharia.

Também é importante realizar o levantamento topográfico do terreno para avaliar limites e confrontações. “Pode haver intercorrência com o muro da casa vizinha, por exemplo, e isso deve ser solucionado logo de início”, avalia Carvalho.

Ainda no planejamento, o posicionamento da cremalheira, grua ou minigrua, se houver, já deve estar definido. Primeiro, porque estes equipamentos requerem fundação, e isso deve ser previsto no desenho do canteiro. Outro motivo é que a lança da grua não deve avançar nos terrenos vizinhos, ou pelo menos, ultrapassar dentro do estipulado em legislação.

Canteiro de obras: primeira fase – fundações

A primeira fase do canteiro é a implantação, com escavação e execução das fundações. Nessa fase, todas as composições como vestiários, escritório, banheiros, almoxarifado etc. devem se situar na periferia do terreno, para permitir os trabalhos. Geralmente, feitas de contêineres, essas estruturas podem até ser montadas uma sobre a outra, para aumentar a área livre.

Os portões de acesso à obra também podem coincidir com os portões de entrada do edifício finalizado. Importante lembrar que nesses portões deve ser previsto local para lava-rodas para a saída dos caminhões. A lavagem de rodas de veículos pesados é obrigatória em alguns municípios, e há algumas boas práticas que tornam essa etapa mais sustentável.

 

Descarregamento de materiais

Dependendo da região onde se constrói, o caminhão-betoneira pode estacionar na rua ou deve entrar no canteiro. No canteiro, geralmente é preciso reforçar as lajes. Já no caso de permanecer na via pública, deve-se tomar o cuidado de escolher a via de menor movimento, para evitar transtorno no trânsito.

Outro ponto a ser considerado é a tubulação: “É preciso verificar como o acesso pode ter o mínimo de corpo, o ideal é que a tubulação seja reta, com o mínimo de curvas, preferencialmente só para subir”, afirma Carvalho.

O descarregamento dos demais materiais deve ser pensado para reduzir ao máximo o transporte horizontal, como em local próximo ao equipamento de elevação – por exemplo, cremalheira próxima ao armazenamento.

Tão importante quanto o local de descarregamento é a logística de recebimento de materiais. Um ponto primordial é não sobrepor uma entrega a outras. Outro aperfeiçoamento é a mecanização do descarregamento, que traz mais eficiência.

Resíduos e desperdício

Algumas construtoras trabalham com “entulho zero”. Todo o resíduo é separado por tipos, já nas áreas de trabalho, e existe um protocolo de descarte. Na Dinâmica, por exemplo, são colocadas baias no térreo e caçambas dentro do canteiro. O aço é vendido como sucata, e o papel e papelão atualmente são doados.

O estoque também pode ser minimizado, sendo armazenado apenas o material previsto para curto prazo, como um mês. Para isso, é necessário negociar com os fornecedores. A vantagem é a redução do espaço de armazenamento e também do tempo de armazenamento, que sempre pode trazer perdas.

 

Além do planejamento do canteiro de obras, planejar a concretagem é fundamental para evitar possíveis atrasos de cronograma. Descubra os impactos que a falta de planejamento pode gerar na produtividade da concretagem e como evitá-los:

https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/impacto-concretagem/

 

 

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